OPINIÃO
Seria trágico não fosse cômico: Saiu a lista de convocação para a "seleção brasileira", que de "brasileira" não tem nada, ou seja, o povo brasileiro não apita e não tem voz nem vez nos nomes que compõem a "seleção brasileira".
Na verdade, deveriam chamar de "seleção do Dunga, do Ricardo Teixeira e da CBF ou da Nike"... dizer "seleção brasileira" é uma ofensa ao povo brasileiro que, no passado influenciava desde a contratação do técnico até os principais nomes da (aí sim) Seleção Brasileira.
Hoje, os símbolos nacionais são usados como pano de fundo para que particulares se locupletem com a paixão do povo. Quando falo 'se locupletem', me refiro exatamente à ganhar dinheiro às custas da paixão popular, pois a "seleção brasileira" deixou há muito de ser tratada como algo sério e virou um "balcão de negócios" (quem sabe até escusos) para que somente uma meia-dúzia de pessoas (e empresas) ganhem dinheiro, aliás, MUITO dinheiro.
E, o povo, coitado ainda se presta ao papel de mero expectador, inocente que é em não perceber o que muita gente tem percebido ao longo das últimas Copas do Mundo: Que as copas, de alguns anos para cá, deixaram de ser sérias e são 'negociadas' nos bastidores...
Ou será que a Copa da França não foi negociada para desviar a atenção do povo francês dos problemas econômicos vividos à época e a crise (e greve) na agricultura?
Ou será que a última Copa do Mundo vencida pela Itália que, aqui em Santa Catarina, muita gente já afirmava com seis meses de antecedência que estava 'negociado' para que a Itália fosse campeã pelos seguintes motivos: 1º - Para desviar a atenção do escândalo do futebol italiano que estava prestes a vir à tona (lembram-se que após a Itália vencer a Copa do Mundo veio à tona o esquema da venda de resultados do Campeonato Italiano e que inclusive culminou no rebaixamento compulsório da Juventus de Turim?). 2° - Por que 1/3 do dinheiro do futebol que girava no mundo estava concentrado na Itália (hoje a balança está um pouco mais equilibrada com a Espanha e Inglaterra, mas a Itália ainda lidera de longe os investimentos no futebol do mundo). 3º - Por último, mas não mais importante, é o fato de que o Brasil não pode ter mais de duas copas de diferença em relação aos países europeus para, além de se manter um certo equilíbrio, evitar que o Brasil se distanciasse demais dos países europeus, que poderiam levar até vinte anos para equilibrar o número de conquistas mundiais com o Brasil, o que desestimularia tanto as equipes como os patrocinadores e torcedores.
Será que essas informações que ouvimos como imprensa são meras especulações? Coincidências? Será?
Pois bem, de qualquer forma, até hoje não está explicado de forma convincente a tal "convulsão" que Ronaldo, o fenômeno, teve momentos antes da final da Copa da França (ele teve uma convulsão momentos antes do jogo final e ainda foi escalado pro jogo e os companheiros, solidários, ficaram tão 'abalados' que praticamente não chutaram nenhuma bola no gol francês? Ou será que foi medo de a bola entrar?)
Novamente questionamos a postura de nossos jogadores em relação à última Copa do Mundo, onde, no jogo em que foi eliminado, nossos "maestros da bola", jogadores de passes milionários, mais uma vez quase não chutaram ao gol adversário (e ainda culparam o Roberto Carlos porque ajeitava o meião enquanto o Brasil sofria o gol numa cobrança de escanteio). Na verdade, nesse jogo, assim como naquele da final na França, nossos jogadores 'dunguistas, ricardistas, cbefistas e nikistas' deram menos chutes a gol do que os times de várzea (de pelada mesmo) que disputam jogos em campos improvisados na terra, na lama, na grama escassa e na areia dos bairros Brasil afora, sem ganhar nada, somente por diversão.
Mas, não se preocupem: Afinal, como o esquema já é de cartas marcadas, não adianta sofrer ao torcer pela "seleção brasileira" anunciada pelo pseudo-técnico Dunga, pois é uma seleção para PERDER a Copa...
Ou alguém acredita que o Brasil vai ganhar na África do Sul e vai ganhar em casa, em 2014? Não sejamos ingênuos! O Brasil, ou melhor, a "seleção do Dunga, da CBF, do Ricardo Teixeira e da Nike", não pode ganhar a Copa da África do Sul pois tem que ganhar a Copa de 2014 jogando em casa.
A explicação é simples: Lembrem-se de que o Brasil não vai ganhar duas copas seguidas. Vai ter que ganhar uma e perder mais uma ou duas e ganhar outra, etc. Então logicamente o povo brasileiro não vai aceitar mais uma derrota em casa nem que acabe o mundo. Aliás, para um povo sofrido, que paga a maior carga tributário do mundo e não tem emprego e nem saúde e, de quebra, muitos políticos ainda "metem a mão" em seu dinheiro e aguentam tudo calados porque ainda tem café, novela, BBB, samba e futebol... muito futebol... se o Brasil perder a Copa de 2014 em casa é capaz até de cair o governo!
Cai sim, pois aí o povo se revolta de vez e "chuta o pau da barraca" e são capazes de deixar aflorar a sua ira dos governos corruptos e até mesmo quebrar o Congresso Nacional... "Podem até roubar, mas deixem a Seleção ganhar"... Quem duvida é louco... Ninguém mexe com a paixão do povo! Não se esqueçam que em Curitiba quebraram lojas, shoppings, carros e até enfrentaram a polícia só porque o Coritiba foi rebaixado para a Segunda Divisão do Brasileirão...
Portanto, senhoras e senhores: Não se estressem pois a "seleção brasileira" só vai ganhar o que estiver acertado para manter o fluxo financeiro (e o interesse) do futebol no mundo, nada mais que isso e, entre ganhar a Copa da África do Sul ou em casa, é claro que vamos perder essa e ganhar em casa. Por isso foi difícil para o Dunga ter que escolher os nomes dos jogadores que vão participar de uma copa em que antecipadamente sabemos que vamos perder. Mas, se "der a louca nos jogadores" e ganharem, o próximo Presidente da República que se prepare, pois vai perder em casa e vai cair o governo!
Neymar, Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho: Não esquentem, pois ficaram fora de uma fria... Aliás o Dunga foi camarada com vocês pois não vai colocá-los em uma "gelada monumental" como perdedores...
Em tempo: Se os argentinos descobrirem o esquema, vão melar até a nossa copa em casa...
Elias Costa Tenório
Brasileiro
Torcedor - Mas não otário