25/03/2009

BALNEÁRIO PIÇARRAS

Governo Municipal implanta programa de combate a repetência escolar
Balneário Piçarras

A passagem da quarta para a quinta série é um período de mudança que marca a vida escolar da maioria das pessoas. Esse choque de transformações é apontado pelos educadores como o principal fator de reprovação no ensino fundamental. Em uma escola de Balneário Piçarras, o índice chegou perto dos 40% em 2008, o que levou a Secretaria Municipal da Educação a implantar um programa piloto para interligar as disciplinas e preparar estudantes e professores para os novos desafios da educação. Nas turmas em que o projeto está sendo implantado, um professor monitora todas as aulas e dá suporte aos educadores das demais disciplinas.
Ao entrar na quinta série, um período antes conhecido como "ginásio", o aluno se depara com uma nova escola. A figura do professor, presente em todos os momentos, dá lugar às aulas mais curtas, delimitadas por um período de 45 minutos em que os conteúdos são trabalhados isoladamente. "Com a implantação desse programa esperamos diminuir essas diferenças e dar um apoio pedagógico mais amplo para que os professores possam realizar mais trabalhos interdisciplinares", explica a secretária da educação, Ireli Vieira dos Santos.
De acordo com um levantamento realizado pelas escolas do município, o maior índice de repetência é do Centro Integrado de Educação Fundamental (Cief). De cada cem alunos matriculados na quinta série em 2008, 38 foram reprovados. A professora de história Joice Lilian Voltolini é quem coordena o projeto na escola. Ela está presente em todas as aulas e acompanha o dia-a-dia da turma de perto. "Nossa missão é estar o tempo todo ligando os assuntos abordados com outras disciplinas. Um trabalho que os professores não poderiam fazer isoladamente", explica.
A equipe pedagógica da Secretaria da Educação irá avaliar a evolução das turmas durante o ano letivo de 2009. "O que pretendemos é que a figura do professor monitor transmita ao aluno mais segurança e permita que os educadores tenham uma visão mais ampla de cada estudante", avalia a coordenadora pedagógica Jussander de Borba. A expectativa é de que o programa seja estendido para todas as turmas já em 2010.
Galeria de Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário