23/03/2009

ITAJAÍ

CONSELHEIROS DO CAP DISCUTEM VIA PORTUÁRIA E OBRAS DE DRAGAGEM NO RIO ITAJAÍ

Fotos: Ronaldo Silva Júnior

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, 13, no Auditório Martin Schmeling, na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, a terceira reunião do CAP – Conselho de Autoridade Portuária - em 2009. Em pauta a situação de navegação, acesso aquaviário e operações portuárias do sistema, cumprimento da IN 248 - Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal e a sempre polêmica Via Expressa Portuária.
Instado a promover relato minucioso sobre as obras de dragagem do Rio Itajaí pelo representante dos Armadores, Jorge Cárdenas, o superintendente do Porto de Itajaí – eng. Antônio Ayres dos Santos deu boas notícias: ”Recebo nesse exato momento a informação que o último teste de batimetria, realizado na manhã dessa sexta-feira , nos apresenta um calado de 9,80 metros em frente ao berço 01 [em fase de finalização das obras] e, 10,40 metros de profundidade na bacia de evolução.” Disse. Antônio Ayres acredita que até o dia 10 de abril os berços 04 e 01 estarão em condições de operações idênticas àquelas existentes antes das enchentes de novembro de 2008.
Antônio Ayres dos Santos Júnior também enfatizou aos presentes que o Porto de Itajaí é o porto que mais realiza testes de batimetria no país, “Desde 1999, os testes são feitos quinzenalmente e, devido ao assoreamento do canal de acesso e bacia de evolução, aumentamos o ritmo chegando à marca de 75 batimetrias. Em dois meses de operação, já foram dragados 900 mil metros cúbicos de material e, se o tempo estiver a nosso favor, até o final de abril, período em que termina o trabalho com a empresa contratada, a previsão é de que o montante dragado chegue a 2 milhões e 300 mil metros cúbicos, resultando em um calado de 11 metros .”, concluiu.

O segundo item da reunião do CAP tratou sobre a IN-248, Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal que dispõe sobre a aplicação e regime de trânsito aduaneiro no Complexo Portuário do Rio Itajaí. O tema está voltado para a segurança e agilidade no processo de liberação de cargas e trata sobre as empresas habilitadas pela Receita Federal a efetuar o transporte de cargas no regime especial de trânsito aduaneiro [transporte de cargas liberadas ou não pela RF].
O terceiro e último item da pauta tratou da Via Portuária. Assim como todos os conselheiros, preocupado com a situação, Eclésio da Silva, representando a Associação Empresarial de Itajaí, pediu esclarecimentos sobre a obra e imediatamente o superintendente do porto, Antônio Ayres dos Santos Júnior respondeu aos presentes. “Estivemos em Brasília por determinação do prefeito Jandir Bellini, onde participamos de uma reunião com os responsáveis pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, e nos certificamos que o convênio da obra assinado com o Denit havia vencido no dia 25 de janeiro deste ano. Na primeira etapa [trecho 01] seria repassado pelo governo federal valor da ordem de 31 milhões de reais, mas só foram liberados 3 milhões e 200 mil reais. Por isso, prestamos contas do contrato e não houve possibilidade de renovação do convênio nos termos atuais.”, finalizou o superintendente.
A reunião teve desfecho com a palavra do Diretor Comercial, Robert Grantham informando quanto à participação do Porto de Itajaí no “SEATRADE CRUISE SHIPPING”, realizada em Miami, Estados Unidos, sendo considerada a maior feira de cruzeiros náuticos do mundo. “Estaremos juntos com o trade turístico de Santa Catarina no estande do Brasil promovendo o turismo náutico do nosso estado. Vamos divulgar o projeto Borda D’Água, o Píer de Atracação Turística e projeto para o novo complexo turístico”, informa Robert Grantham.
O próximo encontro com os membros do CAP está programado para o dia 03 de abril de 2009 e um dos assuntos adiantados na pauta será sobre a participação do Porto de Itajaí na Intermodal South America 2009, em São Paulo , no Pavilhão Expo-Center entre dos dias 14 e 16 de abril.
Segue em anexo 04 fotografias da Reunião do CAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário