A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, presidida pelo Deputado Volnei Morastoni (PT), convida para a Audiência Pública que debaterá sobre o tema “A atual situação do Hospital e Maternidade Dona Lisette”. O debate ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, a partir das 10 horas, na Câmara de Vereadores de Taió.
O Hospital e Maternidade Dona Lisette atende pelo SUS, Unimed e particulares e não tem Convênio com a Prefeitura de Taió. Possui 48 leitos funcionando, mas não tem UTI adulta, nem pediátrica. A unidade hospitalar não possui médicos em sua folha de pagamento e esses profissionais são remunerados através de convênios. Também não existe sobreaviso de nenhuma especialidade. Como não possui Pronto Socorro, as emergências são atendidas no PA mantido pela Prefeitura. Os casos de urgência são encaminhados para Lages (80 km ) ou Rio do Sul (56 km ).
De acordo com dados previamente informados à Comissão de Saúde, o Hospital é subaproveitado e teria condições de atender mais pacientes se houvessem mais médicos, principalmente pediatra, ginecologista e obstetra.
A Comissão de Saúde está realizando uma série de Audiências Públicas com o objetivo de fazer um diagnóstico da situação da saúde no Estado e balizar os encaminhamentos que irá propor à Secretaria de Estado da Saúde e ao Governo do Estado.
Os principais problemas levantados até agora são relativos à falta de autonomia na gestão, de qualificação em gestão hospitalar, falhas no gerenciamento do sistema de saúde, falta de funcionários e de valorização dos servidores. “Precisamos renovar o fortalecimento do SUS e realizar um pacto para resolver a caótica situação da saúde. Não adianta do Estado terceirizar o problema”, argumenta o Deputado Volnei Morastoni.
Audiência Pública “A atual situação do Hospital e Maternidade Dona Lisette”
Data: 18/04/2011
Horário: 10 horas
Local: Câmara de Vereadores de Taió
Rua Coronel Feddersen, 1.640 - Centro - Florianópolis - SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário