07/04/2011

TERREMOTO ALARGOU PLACA CONTINENTAL SUBMARINA DO JAPÃO EM 24 METROS

Aumento ocorreu no local do epicentro do terremoto. Deslocamento aconteceu 130 km mar adentro

A placa continental epicentro do potente terremoto de 11 de março frente ao litoral oriental do Japão sofreu um alargamento de 24 metros, anunciaram ontem (6) os guarda-costeiros japoneses.
Sondas especiais demonstraram que uma parte do subsolo do Oceano Pacífico se alargou numa distância de 24 metros em direção leste-sudeste devido à força do terremoto, que desencadeou um enorme tsunami ao longo do litoral japonês.
Placa continental submarina do Japão
Este deslocamento, que aconteceu 130 km mar adentro, foi mais de quatro vezes mais importante que o constatado em terra, na península de Oshika (província de Miyagi), onde o solo se moveu 5,3 metros.
Segundo o Instituto Americano de Geologia USGS, Honshu, a ilha principal do Japão, se deslocou 2,4 metros depois do terremoto de magnitude 9, o mais importante registrado no arquipélago japonês.
Círculo de Fogo
O Círculo de fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico (ou às vezes apenas Anel de Fogo), é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e / ou movimentos de placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.
"Círculo de Fogo" ou "Anel de Fogo do Pacífico"

Países


Países e regiões próximos ou inseridos no círculo de fogo:

* Japão
* República Popular da China, na zona de fronteira com a Coreia do Norte
* Península da Coreia
* Taiwan ou Formosa, no Mar da China
* Rússia (costa oriental - Ilhas Curilas e Península de Kamchatka)
* Alasca, costa sul e Ilhas Aleutas, pertencente aos Estados Unidos da América
* Costa oeste do Canadá e dos Estados Unidos da América
* Costa oeste da América Central (México até Panamá)
* Costa oeste da América do Sul (Colômbia até Chile)
* Tailândia
* Indonésia
* Malásia, parte insular na ilha de Bornéu
* Filipinas
* Timor-Leste
* Papua-Nova Guiné
* Ilhas Salomão
* Vanuatu
* Tonga
* Nova Zelândia
* Partes da Antártida próximas da América do Sul (Península Antártica) e também próximas da Nova Zelândia (costa do Mar de Ross)
As áreas de fratura são denominadas de cinturões (um dos mais conhecidos é o cinturão de fogo do Oceano Pacífico, que inclui o leste da Ásia, desde a península de Kamchatka e as ilhas do Japão até as Filipinas, além do oeste do continente americano). Nesta área, o vulcanismo é resultado do mergulho de uma placa sob a outra, formando os arcos de ilhas, com vulcões mais cônicos e explosivos. Esta área possui uma das maiores concentrações conhecidas de vulcões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário