06/09/2011

PENTÁGONO PERDE CONTROLE DO AVIÃO MAIS RÁPIDO DO MUNDO


Depois do lançamento experimental do Falcon HTV-2, o avião mais rápido já construído, o Pentágono – Departamento de Defesa dos Estados Unidos – perdeu o controle da aeronave na fase de vôo que, segundo os dados iniciais, afundou no Oceano Pacífico.

O Falcon HTV-2, lançado ao espaço impulsionado por um foguete da base aérea de Vanderberg (Califórnia) conseguiu colher mais de nove minutos de dados até que uma anomalia provocou a perda de sinal, informou a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa dos EUA (Darpa). Segundo um comunicado da agência, dados preliminares indicam que o avião caiu no Oceano Pacífico em algum ponto de seu percurso planejado.

A Darpa retransmitiu pelo microblog Twitter o segundo e último teste do Falcon HTV-2, que pode chegar a velocidades 20 vezes maiores à do som. Previa-se que, após alcançar sua máxima velocidade, a aeronave retornaria para cair no oceano.

A aeronave foi submetida a outro teste em abril do ano passado, mas a missão teve de ser abortada nove minutos depois da decolagem, ao se detectar uma anomalia técnica durante o lançamento. Após esta tentativa frustrada, os engenheiros modificaram o desenho e os padrões de vôo do HTV-2. A missão, no entanto, voltou a fracassar nesta quinta-feira e o Pentágono segue sem saber “como conseguir o controle desejado durante a fase aerodinâmica do vôo”.

“É desconcertante. Mas acreditamos que haja uma solução, temos de encontrá-la”, reconheceu o Departamento de Defesa americano. Para isso, a Darpa reuniu um grupo de especialistas que analisarão durante as próximas semanas os dados recolhidos pelo Falcon HTV-2.

O Falcon HTV-2 também foi testado em simulações informáticas e túneis de vento, mas só os testes reais podem garantir que ele suporte as altas velocidades e temperaturas para as quais está preparado. O avião foi elaborado em 2003, como resultado de um projeto do Pentágono para criar uma aeronave que pudesse chegar a qualquer parte do mundo em menos de uma hora e suportar temperaturas de quase 2 mil graus centígrados. Os dois testes do Falcon HTV-2 tiveram custo total de US$ 308 milhões, segundo dados da própria Darpa.

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