Publicidade não incluía total dos valores pagos para compra
dos carros. Empresa tem dez dias para apresentar recurso à Senacon/MJ
O Ministério da
Justiça (MJ) multou nesta segunda-feira (17), em R$ 373 mil, a montadora
Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda., por publicidade enganosa.
A multa foi por
“induzir consumidores a adquirir veículos pelo valor anunciado, mas não incluir
os outros valores que deveriam ser pagos ao adquirir o produto”, diz o MJ em nota. A empresa tem dez
dias, a contar da data da intimação, para apresentar recurso à Secretaria
Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).
De acordo com o
ministério, as multas se referem às campanhas “Demorou, Dançou”, em que a
empresa deixou de mencionar a existência do valor de entrada e das parcelas
intermediárias “na mesma proporção visual do valor chamativo” em que informava
“parcelas a partir de R$ 206”
na compra do Peugeot 206; e por falta de informação sobre o custo efetivo total
da operação de crédito na promoção “Eu e Peugeot, Peugeot e eu”.
“O valor das
multas no total de R$ 373.136 deve ser depositado em favor do Fundo de Defesa
de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e será aplicado em ações voltadas
à proteção do meio ambiente, do patrimônio público e de defesa dos
consumidores”, informa o MJ.
Procurada pela imprensa,
a Peugeot informou que trata-se de uma decisão de primeira instância "e,
em função disso, a Peugeot do Brasil apresentará recurso".
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