A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) pode votar na próxima terça-feira (6) projeto que disciplina a oferta de serviços de telecomunicações que exijam períodos mínimos de permanência em determinado plano, a chamada fidelização.
O projeto (PLS 559/2011), do senador Gim Argello (PTB-DF), determina que as operadoras de telecomunicações ofereçam planos alternativos sem cláusula de fidelidade e informem o consumidor sobre a diferença de custos dos dois planos, além de proibir a exigência de fidelidade por um período maior que 18 meses. O relator, senador Clóvis Fecury (PMDB-MA), apresentou voto pela aprovação da matéria, com emenda, reduzindo o período máximo de exigência de fidelidade para 12 meses.
Depois de examinado pela CMA, o projeto segue para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
Transporte aéreo
Na mesma reunião da CMA será analisado o PLS 623/2011, do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), que regulamenta o recebimento de reclamações de usuários de serviços aéreos. De acordo com o autor, o projeto foi motivado pela falta de um canal de acesso direto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O texto determina a criação de uma página na internet para recolher as reclamações e permitir o acompanhamento dos resultados. O voto do relator, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), é favorável ao projeto.
Tributação de água
Também está na pauta da reunião da CMA a redução a zero das alíquotas da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) incidentes sobre prestação de serviços públicos de captação, tratamento e distribuição de água e esgoto. O projeto (PLS 717/2011), do senador Aécio Neves (PSDB-MG), tem voto favorável do relator, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário