15/03/2012

TJSC E CNJ CONVERSAM SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DE CONSULTAS PROCESSUAIS

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Cláudio Barreto Dutra, recebeu na manhã desta quinta-feira (15/3), no Salão Nobre do Gabinete da Presidência, o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, Fernando Marcondes, acompanhado da diretora-geral Gláucia Elaine de Paula e de técnicos da área de informática do conselho.

Na pauta, o projeto do conselho para a implementação de um portal único para consultas processuais, denominado CNIP (Central Nacional de Informações Processuais).

Na primeira etapa foram convidados os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo para serem os pilotos dessa iniciativa. O CNJ pretende, posteriormente, estender o projeto aos demais tribunais do país. Consta ainda da ação, num segundo momento, a disponibilização de outras informações e serviços.

Segundo os servidores do TJ catarinense que participam do projeto, João Luiz Zanatta e Anselmo Maciel Nunes, da Diretoria de Tecnologia da Informação, técnicos dos quatro tribunais convidados e do CNJ realizaram diversas reuniões para a implantação da 1ª fase. Testes deverão ser feitos até o final deste mês para que os profissionais envolvidos promovam ajustes técnicos, antes da disponibilização do portal no site do CNJ, previsto para o próximo dia 13 de abril.

Durante o encontro, o secretário-geral do CNJ fez uma breve explanação sobre o trabalho que está sendo realizado e os benefícios com a uniformização das consultas processuais entre os tribunais. “Estaremos formando uma rede de comunicação entre o CNJ e os tribunais”, ressaltou Fernando Marcondes. Fez questão, também, de enfatizar a necessidade de um esforço concentrado para que esse sistema deslanche e seja colocado em prática o mais breve possível.

 O presidente do TJ mostrou-se bastante receptivo à ideia e disposto a colaborar para que essa parceria produza resultados.

Presentes ao encontro os desembargadores Torres Marques, presidente do Conselho Gestor de Tecnologia da Informação (CG-Info), e José Carlos Cartens Köhler; o assessor especial da Presidência, juiz Laudenir Fernando Petroncini; os juízes-corregedores Vitoraldo Bridi e Antônio Zoldan da Veiga; o diretor-geral administrativo, Cleverson Oliveira; e o diretor de Tecnologia da Informação, Luiz Carlos Espindola.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário