12/03/2012

SÉRGIO JUNKES ASSUME PRESIDÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS CATARINENSES

   O juiz Sérgio Luiz Junkes assumiu, na noite de sábado (10/3), a presidência da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). A solenidade de posse foi realizada no salão de festas da sede balneária da entidade, na Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis.

    Também foram empossados no mesmo ato a juíza Mônica de Lucca Pasold (1ª vice-presidente), o juiz aposentado Antônio Carlos Bottan (2º vice-presidente), bem como os demais membros eleitos para os Conselhos Deliberativo e Fiscal. A nova diretoria comandará a instituição no triênio 2012/2015.  Em seu discurso, o juiz Sérgio Junkes destacou que a magistratura brasileira atravessa uma fase extremamente crítica.

    "Lamentavelmente, observa-se um movimento de apequenamento da Justiça, traduzido pela vil e temerária intenção de transformar os nossos fóruns e tribunais em 'chão de fábrica', como se fosse razoável submeter a missão de julgar a vida, a liberdade, o patrimônio ou a honra de um cidadão a uma linha de produção. Penso que nós, magistrados, por dever moral, precisamos reagir e iniciar um debate franco e aberto com a sociedade sobre o Judiciário que queremos e o que podemos ter."

   O magistrado disse estar absolutamente convicto de que o enfraquecimento da magistratura representa a ruína do Poder Judiciário, e a ruína do Poder Judiciário, por sua vez, significa a derrocada do próprio Estado Democrático de Direito.

   "Não é possível o Brasil cumprir o projeto constitucional de construir uma sociedade livre, justa e solidária com uma magistratura acuada, submissa, fragilizada e dependente", sublinhou. O novo presidente da AMC disse que a valorização da magistratura será o eixo central de sua gestão (com informações da Assessoria de Imprensa da AMC).

   Currículo
    O juiz de direito Sérgio Luiz Junkes ingressou na magistratura em janeiro de 1998. Atuou nas comarcas de Canoinhas, Lebon Régis, Campos Novos, Concórdia, Blumenau e Joinville. Atualmente, está lotado na 2ª Vara Criminal da comarca da Capital. É doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), especialista em Direito Processual Civil e graduado pela Associação Catarinense de Ensino de Joinville. Foi também 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), coordenador regional da AMC por quatro vezes, coordenador de extensão da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) por duas vezes, membro da comissão de obras e construção da sede administrativa da AMC, professor da Esmesc e representante da AMC na Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Fonte: TJSC


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário