O juiz de direito Júlio César Machado Ferreira de Melo, acompanhado das assessoras Wânia Kamienski e Maria da Graça Vieira da Silva, lotadas na Coordenadoria da Execução Penal e Violência Doméstica contra a Mulher, participou de reunião na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) com a secretária adjunta Maria Elisa de Caro e com a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Vera de Andrade, oportunidade em que discutiram a possibilidade de firmar o convênio “Projeto Universidade sem Muros” entre as instituições.
O projeto, idealizado pela universidade, conta com a participação de alunos e voluntários. Sua atuação iniciou em 2006, e desde então já realizou vários trabalhos no sistema prisional da Grande Florianópolis. O Projeto Universidade sem Muros busca um sistema prisional humanizado, com a minimização da violência e o controle da violação de direitos. Integra o projeto o juiz titular da 4ª Vara Criminal da Capital, Alexandre Morais da Rosa.
A idéia inicial das entidades reunidas é que o trabalho inicie no presídio feminino, com a participação dos alunos dos cursos de mestrado e doutorado da UFSC. “A proposta é que sejam revistos os benefícios e que o convívio com os reeducandos seja direto”, afirmou a professora Vera. Para a secretária adjunta de Justiça e Cidadania, “toda ajuda para ressocializar os apenados e humanizar o sistema prisional é bem-vinda”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário