06/07/2012

CAMPUS DA UNIVILLE É O ENDEREÇO DA CONCILIAÇÃO DURANTE JULHO EM JOINVILLE



O 2º Juizado Especial Cível da comarca de Joinville promove agora em julho o Mês da Conciliação e Mediação Judicial, em suas dependências, no campus da Univille. São quase 500 processos pautados para o período, com audiências simultâneas em duas salas, pela manhã, e quatro salas, de tarde.

Um dos diferenciais desta edição, destaca o juiz André Alexandre Happke, responsável por aquela unidade jurisdicional, é a participação de alunos pós-graduandos em Direito da Esmesc, ao lado da habitual equipe de conciliadores.

O magistrado explica que os alunos, por já terem contato prévio com disciplinas como “Juizados Especiais” e “Métodos Não Adversariais de Solução de Conflitos”, ambas do Módulo I da Esmesc - Extensão de Joinville, aplicam técnicas sugeridas em treinamentos oficiais do Conselho Nacional de Justiça.

“Buscamos a estabilização e padronização das políticas públicas de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de litígios”, afirma o juiz Happke. Até o momento, já foram obtidos 15 acordos. Não obstante, o foco principal é a percepção e o sentimento de um bom atendimento pelo sistema de Justiça, aliado ao aprimoramento da equipe na utilização das técnicas indicadas.

“Estamos abandonando o famoso ‘Tem acordo?’, pergunta proibida nesse novo modelo, por não favorecer a retomada de diálogo entre as partes e marcar posição destas no foco do litígio e não do consenso”, encerra o magistrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário